
A corrosão é um problema caro enfrentado por muitas pessoas e organizações diariamente. Diversas pesquisas realizadas nas últimas décadas apontam para a presença de sais solúveis em uma superfície, o que provoca uma aceleração significativa da corrosão e reduz a vida útil dos revestimentos protetores.
Os sais solúveis contaminantes são de natureza higroscópica, o que significa que absorvem ou atraem umidade para a superfície, acelerando o processo de corrosão. Uma pequena quantidade de sal solúvel sobre a superfície metálica, abaixo da camada de revestimento, contribui para a formação de corrosão e, por fim, resulta na deterioração do revestimento por desprendimento, formação de bolhas, entre outros problemas.
Como os revestimentos protetores são a principal defesa contra a corrosão, é fundamental que funcionem conforme projetado. Com muita frequência, gasta-se para proteger um substrato por 10 anos, apenas para que o revestimento falhe em 5 anos ou menos. Isso não apenas aumenta drasticamente o custo anual de proteção, mas, na maioria dos casos, também resulta na degradação do substrato.