Como medir a espessura do revestimento em pó ANTES da cura?
Se um revestimento em pó for aplicado incorretamente, a correção após a cura requer um trabalho adicional dispendioso, pode levar à contaminação da película e pode introduzir problemas de aderência e integridade do sistema de revestimento. A medição da espessura da película antes da cura pode determinar a necessidade de correção e ajuste imediatos pelo aplicador. Embora a maioria das especificações de revestimento em pó forneça valores de espessura após a cura, é possível determinar se o pó aplicado está dentro das especificações de espessura antes da conclusão da cura e da reticulação.
Muitas vezes deseja-se uma previsão precisa da espessura curada, especialmente em linhas em movimento. Dependendo do comprimento do forno (quantidade de peças a curar), bem como do tempo necessário para o processo de cura e para a medição manual da espessura da película após a cura, há um atraso considerável antes que o operador possa intervir na aplicação para fazer os ajustes necessários.
Se forem encontrados defeitos no revestimento, será necessário retrabalhar um número considerável de peças revestidas ou, se o retrabalho for muito caro, pode até ser necessário descartá-las. Para algumas operações, essas desvantagens já não são aceitáveis para atender às demandas dos processos modernos de acabamento.
Medir o pó no estado pré-cura e pré-gelificado ajuda a garantir a espessura correta da película curada. Permite configurar e ajustar o sistema de aplicação antes da cura. Isso reduzirá a quantidade de desperdício e excesso de pulverização. Previsões precisas ajudam a evitar decapagem e aplicação excessiva de revestimento, o que pode causar problemas de aderência e integridade do revestimento.
Procedimentos de medição ASTM para determinar a espessura do revestimento em pó antes da cura
A norma ASTM D7378 descreve três métodos de medição para a espessura do revestimento em pó aplicado, pré-cura, para prever a espessura curada:
- Calibradores de metal rígido com reentrâncias (pente)
- Medidores eletrônicos de revestimento com uma sonda especial para pó
- Instrumentos ultrassônicos sem contato
O procedimento A utiliza medidores como o DeFelsko Powder Comb, que funciona da mesma forma que um medidor de espessura de película úmida. O pente é arrastado através do pó não curado e a altura do pó é considerada um valor de faixa entre o dente com o número mais alto que deixou uma marca e tem pó aderido e o próximo dente mais alto que não deixou marca e não tem pó aderido.
Estes medidores estão disponíveis em vários modelos de pente que permitem medições de 75 a 1250 micrômetros (3 a 50 milésimos de polegada) em qualquer substrato. São adequados apenas como guia, pois a película curada pode ser diferente após o fluxo. As marcas deixadas pelo medidor podem afetar as características da película curada.
O procedimento B utiliza um medidor convencional de espessura de revestimento (magnético ou por correntes de Foucault) mas com uma sonda especialmente projetada para medir a espessura do revestimento em pó. Três micro pinos integrados na sonda penetram no revestimento em pó até o substrato. A sonda é pressionada manualmente contra a superfície do pó para realizar uma medição de altura. Este procedimento aplica-se apenas a substratos metálicos. Podem ser feitas marcas no pó que podem não ser cobertas quando o pó flui durante o processo de cura.
Tanto o procedimento A quanto o B resultam apenas em uma medição da altura do revestimento em pó não curado. Porém, as especificações de espessura são mais frequentemente estabelecidas para a espessura do pó curado. Como os revestimentos em pó geralmente reduzem de espessura durante o processo de cura, estes dois procedimentos exigem que seja estabelecido um fator de redução para prever a espessura da película curada para cada revestimento em pó específico.
Este fator de redução é obtido medindo a espessura do pó curado no mesmo local onde foi feita a medição da espessura não curada. Para obter a melhor precisão, devem ser feitas medições antes e após a cura para diferentes espessuras.
O procedimento C da ASTM D7378 descreve um tipo relativamente novo de instrumento, como o PosiTest PC Powder Checker. É um dispositivo ultrassônico que pode ser usado de forma não destrutiva em revestimentos em pó não curados para prever a espessura da película curada.
O medidor PosiTest PC é portátil, funciona com baterias e opera imediatamente para a maioria dos revestimentos em pó. Sua operação simples e design robusto permitem que os operadores de linha o usem de forma rápida e eficiente.
Os instrumentos de medição de espessura sem contato têm a vantagem de serem não destrutivos. Isso significa que após a medição, os componentes medidos podem ser reintroduzidos no processo sem sofrer danos.
Para operar, pressione o botão «check» e mantenha a aproximadamente 19 mm (0,75″) da peça por 1 a 3 segundos. O resultado da espessura curada prevista aparece imediatamente na tela.