Verificação pontual de Ervin O que isso diz a ele?
Se a amostra SPOT CHECK™ estiver na zona verde da tela, indica uma boa mistura. Se estiver na zona amarela, a mistura está propensa a problemas e requer investigação. Se estiver na zona vermelha, a mistura está seriamente desequilibrada e é necessária ação imediata.
Quando falamos de uma mistura de trabalho balanceada, buscamos um equilíbrio geral entre grãos finos, médios e grossos. Isso proporciona um equilíbrio adequado entre energia de impacto e padrão de cobertura de impacto, necessário para uma limpeza rápida, eficaz e eficiente.
Quando o SPOT CHECK™ mostra que a mistura de trabalho está muito grossa (zona vermelha), isso indica que o processo de granalhagem está sendo literalmente «bombardeado», o que pode resultar em deformação da superfície, quebra ou um acabamento excessivamente áspero. Além disso, qualquer abrasivo que atinja a cabine de granalhagem ou os acessórios causa desgaste excessivo, o que implica em maiores custos de manutenção e mais tempo de inatividade.
O SPOT CHECK™ também indica algo mais: se a mistura de trabalho estiver bem balanceada, indica que ela está com 37% do seu tamanho original (ponto médio de 30% a 45% da linha guia), o que significa que 63% da mistura representa grãos médios e finos.
Se a amostra estiver alta no SPOT CHECK™ (zona vermelha), o que equivale a 80%, o SPOT CHECK™ indica que há apenas 20% de grãos médios e finos em vez de 63%. A perda óbvia de grãos pequenos e médios é uma preocupação primordial. (Para onde eles foram e o que isso significa para o custo do meu abrasivo?) Mas ainda pior pode ser o efeito que a perda desses grãos médios e finos tem na velocidade de limpeza e na remoção de contaminantes, devido à redução drástica no padrão de cobertura de impacto do jato abrasivo.
Se a produtividade for reduzida pela necessidade de aumentar o tempo de permanência do jato abrasivo no alvo ou pela necessidade de jatear novamente, isso pode significar um custo maior do que apenas perda ou desgaste do abrasivo. O que o SPOT CHECK™ me diz quando minha mistura de trabalho cai na zona vermelha inferior? Agora, o SPOT CHECK™ está lhe dizendo que sua mistura de trabalho não tem grãos grandes o suficiente para soltar contaminantes pesados e também tem muitos grãos pequenos demais para fazer o trabalho corretamente ou rápido o suficiente.
Outro problema pode ser que, com uma mistura predominantemente fina, o sistema de lavagem de ar tenha dificuldade para separar adequadamente, e a tendência é reter alguns contaminantes finos.
Uma pequena porcentagem de contaminantes retidos na mistura de trabalho causa desgaste dramaticamente mais rápido dos componentes das pás da turbina. Em resumo, o que o SPOT CHECK™ está dizendo é que, se a amostra estiver na zona vermelha, sua operação não é competitiva em termos de qualidade de acabamento ou custo operacional.
Essa é a «má notícia» que o SPOT CHECK™ lhe diz. O conceito SPOT CHECK™ da Ervin envolve as descobertas de uma força-tarefa da Ervin que estudou mais de 200 operações de limpeza por jateamento de granalha. A força-tarefa da Ervin não apenas identificou problemas devido à falta de controle da mistura de trabalho, mas também analisou os fatores que faziam com que a mistura de trabalho ficasse muito grossa ou muito fina e desenvolveu diretrizes corretivas para corrigir os problemas.
A «boa notícia» é que o SPOT CHECK™ da Ervin informa que, para quaisquer problemas de mistura de trabalho que o SPOT CHECK™ revelar, seu representante da Ervin pode orientá-lo a tomar as ações corretivas necessárias para colocar sua operação novamente em funcionamento.