Blasting Experts Inc. Canadá, como empresa líder em limpeza e preparação de superfícies, participou em conjunto com a empresa McDermott no projeto da Refinería ENAP, localizada na cidade de Concepción, Chile. A McDermott construiu os dois tanques de armazenamento e a Blasting Experts realizou a limpeza e preparação de superfícies, utilizando a tecnologia avançada do Robot Faster Blaster FB32, entre o segundo semestre de 2022 e início do primeiro semestre de 2023.
A limpeza e preparação das superfícies horizontais e verticais dos dois tanques de armazenamento de 500 mil barris foi realizada com o Robot Faster Blaster FB32, utilizando abrasivo de qualidade Ervin Industries S330.
A máquina granalladora portátil FasterBlaster foi especialmente projetada para o processo industrial de preparação de superfícies verticais e horizontais em tanques de armazenamento e tubulações. Durante os últimos dez anos, tornou-se a tecnologia padrão e obrigatória exigida pelas principais petroleiras na América do Norte, tais como Chevron, Texaco, British Petroleum BP, etc. Blasting Experts liderou a venda, instalação e comissionamento de mais de 75 robôs FasterBlaster na América Latina (México, Honduras, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, República Dominicana, Curaçao, Trinidad e Tobago, Aruba e Venezuela). A máquina granalladora portátil FasterBlaster é a única tecnologia que existe em nível mundial com capacidade para:
- Realizar as tarefas de granalhamento automático em superfícies verticais, horizontais e cilíndricas, com a eliminação total das nuvens de poeira que contaminam o meio ambiente e afetam gravemente a saúde dos operadores nos processos de preparação de superfícies com areia ou abrasivos minerais. Esta tecnologia trabalha com granalha de aço, em um processo completamente hermético que, além de eliminar a emissão de poeira, gera uma grande economia no consumo de abrasivo em média de 1 para 50. Ou seja, para um projeto com sandblasting que utiliza 100 toneladas de areia, com o uso desta tecnologia são utilizadas apenas 2 toneladas de granalha de aço.
- Gerar produções médias entre 1,5 m²/min e 4 m²/min, dependendo do tipo de limpeza exigida. (Ex.: o uso desta tecnologia permitirá preparar superfícies com corrosão tipo A ou B a uma velocidade média de 2 m²/min para limpeza comercial SSPC-SP6 ou 1,5 m²/min para limpeza tipo metal quase branco SSPC-SP10).
- Reutilizar a granalha de aço utilizada no processo até o ponto de convertê-la em pó metálico (de 1.500 a 3.000 reusos quando se trabalha com granalha de alta qualidade, como a da Ervin Industries USA), diminuindo custos no transporte de material (seguindo o exemplo anterior: utilização de 2 toneladas de granalha versus 100 toneladas de areia, gerando economia adicional com o uso desta tecnologia).
- Permite realizar o processo de pintura imediatamente após o granalhamento.
Este projeto destaca como a colaboração entre diferentes empresas, especialistas em seus respectivos campos, pode alcançar resultados bem sucedidos e de alta qualidade em projetos industriais complexos.
